A melhor fase do Rome
Neste artigo pretendo falar sobre um projeto que me chamou muita atenção e tem se demonstrado uma ferramenta muito sofisticada que é o Rome.
A ferramenta em si tem como objetivo substituir varias outras que são bastante utilizadas no dia de trabalho de muitos desenvolvedores, e tem como objetivo inicial ajudar a manter um estilo de código similar para todo o projeto. Afinal todos sabe o quanto é dificil fazer com que as coisas caminhem para um mesmo objetivo em relação as decisões, que definem coisas como padrões a serem seguidos e evitar erros comumente conhecidos. Ela tem como principal objetivo dar suporte para Javascript/Typescript e outras ferramentas.
Então eu quero com este artigo salientar que ela esta em desenvolvimento e participei com contribuições pequenas quando a base do código era em Typescript, gostei muito da experiência e a pessoa que idealizou a ferramenta, criou também junto com uma equipe bem competente o Yarn e Babejs mas não deixe isso atrapalhar o seu julgamento do que deve ou não escolher como ferramenta afinal elas são apenas meios de atingir um objetivo. O mais importante é comunidade e se relacionar com estas pessoas para como coletivo entregar soluções para o mundo real de forma aberta caso acredite nisso.
Um ponto bem importante neste processo todo foi a mudança de um tipo de linguagem como base que mantinha boa parte de funcionalidades bem avançadas para a linguage Rust. E porque desta decisão? É simples, escolhas disruptivas demandam tempo, unido a experiência do time a decisão foi certeira, o foco esteve presente e os membros que começaram fazer parte do projeto(isto olhando como principiante no time), mostraram que a escolha foi certeira. Segurança, Tamanho, Performance e um modelo de estrutura sintatica que direciona você de forma acertiva para um ponto importante do que precisa corrigir, mudou tudo. Algo que gostei bastante foi a camada intermediaria de representação do código, tornando todo o trabalho adnostico de linguagem e podendo empoderar que quer que seja ao estar disposto a trabalhar a engenharia de performance do projeto.
Minha sugestão, consuma o conteúdo da documentação exixstente e visite o playground, e visite o github, discord e ajude a espalhar a mensagem de que esta nova ferramenta chegou para melhorar a qualidade do seu trabalho para um nível que ninguem poderia imaginar antes.
Obrigado pela leitura e me conte a sua experiência.